Relações com Investidores

Conselhos, Comitês e Diretoria

Conselho de Administração

Nome Posição Data de Eleição Prazo do Mandato
Rubens Ometto Silveira Mello Presidente do Conselho 26/04/2019 2 anos

O Sr. Mello é Presidente do Conselho de Administração da Cosan S.A e da Cosan Limited e CEO da Cosan Limited. É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de SãoPaulo (1972). O Sr. Rubens tem mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas, acumulada nas áreas administrativa e financeira. É também Diretor Geral e Presidente do Conselho de Administração da Costa Pinto S.A. desde 1980, Diretor Vice-Presidente da Pedro Ometto S.A. – Administração e Participações desde 1980, Diretor e Conselheiro da Cosan Operadora Portuária S.A. desde 1998, Presidente do Conselho de Administração da FBA – Franco Brasileira de Açúcar e Álcool desde 2001, e Diretor Presidente e Conselheiro da Da Barra desde 2002. Ocupa também a posição de Conselheiro na ÚNICA – União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo. Antes de ingressar no Grupo Cosan, o Sr. Rubens atuou de 1971 a 1973, como Assessor da Diretoria do UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S.A. e de 1973 a1980 como Diretor Financeiro da Industrias Votorantim S.A.

Marcelo Eduardo Martins VP do Conselho 01/06/2020 2 anos

Bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializado em finanças, Sr. Martins é membro dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, da Rumo, da Raízen e da Comgás, além de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Cosan Limited e Diretor Vice-Presidente Financeiro e Relações com Investidores da Cosan S.A. e da Cosan Logística S.A. Ingressou no grupo Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e atuou como Diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre julho de 2003 e julho de 2007. Antes disso, comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

Burkhard Otto Cordes Membro Efetivo do Conselho 26/04/2019 2 anos

O Sr. Cordes é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2005. É graduado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), e pós-graduado (MBA em finanças) pelo IBMEC, em São Paulo (2001). Atua no mercado financeiro há sete anos e trabalhou no Banco BBM SA, empresa do Grupo Mariani, atuando na área comercial com o foco em middle market e Corporate. Atualmente ocupa o cargo de gerente financeiro. Trabalhou também na área financeira da IBM Brasil.

Marcos Sawaya Jank Membro Independente do Conselho 20/09/2019 AGO 2020

O Sr. Marcos é professor sênior de agronegócio global no INSPER. Nos últimos quatro anos representou as principais associações de exportadores agrícolas brasileiros na Ásia, após ter apoiado a expansão da BRF naquele continente. Anteriormente presidiu a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) e o Instituto de Estudos de Comércio e Negociações Internacionais (ICONE). Durante 18 anos foi professor da Universidade de São Paulo, na FEA e na ESALQ, durante os quais estudou e lecionou na Europa e nos Estados Unidos. É formado em agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), com mestrado, doutorado e livre docência em temas ligados a economia e gestão do agronegócio.

Mailson Ferreira da Nóbrega Membro Independente do Conselho 26/04/2019 2 anos

O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador Chefe Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Presidente do Banco Europeu Brasileiro – EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega tambémé membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Portobello S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Tim Participações SA e Veracel Celulose SA.

Diretoria Executiva

Nome Posição Data de Eleição Prazo do Mandato
Maria Rita de Carvalho Drummond Diretor Vice-Presidente Jurídico 01/04/2020 2 anos

Graduada em Direito pela Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, com pós graduação em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e mestrado em Direito Internacional pela London School of Economics – LSE, ao longo da sua trajetória profissional, trabalhou no escritório de advocacia Barbosa, Mussnich e Aragão, foi Gerente para America Latina da BAT – British America Tobacco, controladora da Souza Cruz S.A. sediada em Londres, Gerente Jurídica das companhias abertas Cosan S.A e da Cosan Logística S.A. e Diretora Jurídica das mesmas companhias. Indicada pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) para o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), mandato de Conselheira de março de 2019 a março de 2022. Desde abril de 2020, Maria Rita Drummond passou a exercer a função de vice-presidente jurídica da Cosan Limited, Cosan S.A. e da Cosan Logística S.A.

Marcelo Eduardo Martins Diretor Vice-Presidente Financeiro e Relações com Investidores 01/03/2019 2 anos

Bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializado em finanças, Sr. Martins é membro dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, da Rumo, da Raízen e da Comgás, além de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Cosan Limited e Diretor Vice-Presidente Financeiro e Relações com Investidores da Cosan S.A. e da Cosan Logística S.A. Ingressou no grupo Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e atuou como Diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre julho de 2003 e julho de 2007. Antes disso, comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães Diretor Presidente 01/04/2020 2 anos

Formado em Estatística, com MBA em Marketing pela Coppead – UFRJ, possui mais de 20 anos de experiência profissional, sendo a maior parte destes na Shell, tendo atuado em diversas funções executivas no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, também passou por outras empresas como Banco Nacional, Brasil Telecom e Webb. Foi Vice-Presidente Comercial da Raízen Combustíveis, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Comgás e Diretor Presidente da Raízen. Desde abril de 2020 ocupa o cargo de diretor-presidente da Cosan Limited, Cosan S.A. e da Cosan Logística.

Conselho Fiscal

Nome Posição Data de Eleição Prazo do Mandato
Carla Alessandra Trematore Conselheiro 26/04/2019 1 ano

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atuou no ramo de auditoria independente na Arthur Andersen, Deloitte e Ernst & Young entre 1996 e 2010 e foi gerente de auditoria interna na Confab, companhia aberta brasileira controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint/Tenaris. Foi sócia da Hirashima & Associados, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira em reorganizações societárias e atuou como consultora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras -FIPECAFI. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) entre 2007 e 2015 e controller em um grupo de empresas de geração e comercialização de energia elétrica (Bolognesi Energia S.A) de 2014 a 2016. Atualmente é gerente administrativa e financeira da CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe S.A., empresa em fase de construção de uma usina de geração de energia elétrica com capacidade instalada de 1,5 GW, e sócia da Laplane Consultoria Econômica.

Sua experiência compreende: auditoria das demonstrações financeiras de empresas de diversos segmentos (industriais e de serviços), de acordo com as práticas contábeis brasileiras e internacionais (USGAAP e IFRS); auditoria de controles internos, em consonância com a Sarbanes Oxley Act; gerenciamento de processos de aquisição, fusão e incorporação de empresas (due diligences) com foco financeirocontábil; assessoria em processos de reestruturações societárias; assessoria em processos de abertura de capital (IPOs no exterior e no Brasil); gerenciamento e monitoramento de riscos através do planejamento, execução e monitoramento de programas corporativos de auditoria interna com foco em riscos; avaliação e diagnóstico de fraudes corporativas; e controladoria.

Vanessa Claro Lopes Conselheiro 26/04/2019 1 ano

Vanessa Claro Lopes é mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Bacharel em análise de sistemas pela FATEC/BS (1995) e ciências contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2013), com especialização em Gestão Empresarial pela EAESP FGV e Redes de Computadores pela Universidade São Judas. Com 23 anos de experiência profissional, atualmente é  Coordenadora do Comitê de Auditoria da Tegma Logística SA, membro titular dos Conselhos Fiscais da Cosan S/A, Estácio Participações S/A e Renova Energia S/A, e membro suplente dos Conselhos Fiscais da Usiminas SA e Comgás SA. Anteriormente, foi Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo SA e membro efetivo dos Conselhos Fiscais da Gerdau SA e Terra Santa Agro SA. Com relevante atuação em empresas de capital aberto, foi Diretora Executiva da Auditoria Interna Corporativa do Grupo TAM SA e Diretora da Auditoria Interna da Globex Utilidades SA entre os anos de 2004 e 2014. Iniciou sua carreira em 1995 na PwC Brasil na área de Advisory Services, tendo sido responsável pela criação no Brasil do Grupo de especialistas em Revenue Assurance para atendimento das empresas de Telecomunicações.  Atuou como responsável pelas equipes de Auditoria Interna do Grupo Telefônica SA entre os anos de 2000 e 2004, implementando em conjunto com a Telefônica da Espanha o Mapeamento de Riscos para todas as empresas do grupo no Brasil. Foi professora titular da cadeira de Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação na Faculdade Objetivo entre os anos de 1997 e 1998.

Henrique Aché Pillar Suplente 26/04/2019 1 ano

Engenheiro formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1976, com mestrado em Transportes também pelo IME em 1983 e especialização concluída pela INSEAD – Instituto Europeu de Administração de Empresas em 2001, atua 35 anos na área de logística: Gerente de Transporte da Mineração Brasileira Reunião S.A. (1986-1996); Diretor de Planejamento e Finanças da MRS Logística S.A. (1997-2010) e Sócios da CWH Consultoria Empresarial (2012-2013). Atualmente é consultor geral nas áreas de logística e infraestrutura desde 2012. O Sr. Henrique Aché não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, ainda que não transitada em julgado; (ii) em processo administrativo da CVM, ainda que não transitada em julgado; ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Henrique Aché declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Marcelo Curti Conselheiro 26/04/2019 1 ano

Economista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado – São Paulo (FAAP) em 1985, pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) em 1986, é sócio diretor da RIO BRANCO Consultores Associados Ltda e da MAIOL Assessoria em Gestão Empresarial Ltda. Atuou no Grupo Safra de 1981 a 2008, quando exercia o cargo de Diretor Estatutário. Membro do Conselho Fiscal da Duke Energy S.A. e da Hypermarcas S.A.

Comitê de Auditoria

Nome Posição Data de Eleição Prazo do Mandato
Maílson Ferreira da Nóbrega Titular 07/05/2018 2 anos

O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Companhia e também da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990. Anteriormente, foi Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil, Coordenador Chefe de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio, e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Executivo do Banco Europeu Brasileiro – EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega também é membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Rodobens Negócios Imobiliários SA, e Veracel Celulose SA.

João Ricardo Ducatti Presidente 07/05/2018 2 anos

O Sr. Ducatti é administrador de empresas, foi profissional da Westinghouse do Brasil no período de 1973 a 1982 exercendo as funções de Gerente de Recursos Financeiros e Tesoureiro para América Latina, Diretor Administrativo e Financeiro da Usina Barbacena, localizada na região de Ribeirão Preto, no período de 1982 e 1983; Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Bom Jesus, localizado na região de Piracicaba, no período de 1983 a 1991, grupo com 4 (quatro) unidades produtoras de açúcar e álcool; Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Cosan, localizado na região de Piracicaba, no período de 1991 a 1995, grupo com 7 (sete) unidades de produção de açúcar e álcool; Diretor Superintendente da SUCRESP, entidade de classe representativa de 17 (dezessete) Usinas produtoras de açúcar e álcool, no período de 1995 a 1999 e, no período de 1999 até a presente data desenvolve a prestação de serviços de assessoria econômico-financeira, avaliação patrimonial, administração de estruturações societárias, desenvolvimento de vendas de participações societárias e outras atividades inerentes, através de sua empresa RDR Consultores Associados Ltda.

Felício Mascarenhas de Andrade Titular 07/05/2018 2 anos

O Sr. Felício é sócio fundador da Vecte, consultoria especializada em boas práticas de Governança Corporativa. Desenvolveu sua carreira em consultorias internacionais como a Andersen, Accenture, Ernst & Young e KPMG. Ao longo de sua carreira assessorou dezenas de empresas brasileiras de grande porte no aprimoramento de sua gestão financeira, mecanismos de governança, gestão de riscos financeiros, preparação para IPO´s, dentre outros temas voltados ao crescimento com proteção do Valor dos acionistas.

Comitê de Pessoas

Nome Posição Data de Eleição Prazo do Mandato
Mailson Ferreira da Nobrega Titular 07/05/2018 2 anos

O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Companhia e também da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990. Anteriormente, foi Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil, Coordenador Chefe de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio, e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Executivo do Banco Europeu Brasileiro – EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega também é membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara, Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Rodobens Negócios Imobiliários SA, e Veracel Celulose SA.

Marcos Marinho Lutz Presidente 07/05/2018 2 anos

Sr. Marcos é formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui mestrado em administração de empresas pela Kellogg Graduate School of Management, da Northwestern University. De 2002 a 2006, foi o diretor-executivo da infra- estrutura e energia da CSN (SID) e membro do conselho da MRS Logística, CFN Railways e Itá Energética, também atuou como diretor de operações da Ultracargo S.A. afiliada de logística do Grupo Ultra.

Burkhard Otto Cordes Titular 07/05/2018 2 anos

O Sr. Cordes é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2005 e é membro do Conselho de Administração da Cosan Limited desde 2008. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), e é mestre em finanças pelo IBMEC, em São Paulo (2001). Atua no mercado financeiro há sete anos e trabalhou no Banco BBM SA, empresa do Grupo Mariani, atuando na área comercial com o foco no mercado corporativo e no mercado de empresas médias. Trabalhou também na área financeira da IBM Brasil.

Comitê de Divulgação e Negociação

Nome Posição Data de Eleição Prazo do Mandato
João Arthur Barroso Garcia de Souza Efetivo 09/05/2019 2 anos

O Sr. João Arthur é formado em Engenharia Mecânica e Ciências da Computação, respectivamente, pela PUC- RJ e UFRJ. Iniciou sua carreira na Esso, onde ocupou diversos cargos, especializando-se no segmento de lubrificantes. Atualmente ocupa a posição de Diretor Financeiro da Cosan S/A, no qual é responsável pelo Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Planejamento Tributário, Auditoria Interna, Tesouraria e Controladoria.

Maria Rita de Carvalho Drummond Efetivo 09/05/2019 2 anos

A Maria Rita é bacharel em direito pela PUC –Rio, pôs graduada pela UERJ em direito civil e mestre em direito internacional pela London School of Economics and Political Science – LSE. Ocupa o cago de diretora da Companhia desde 2011.

Phillipe Casale Efetivo 09/05/2019 2 anos

O Sr. Phillipe é gerente de Relações com Investidores na Cosan S/A. Formado em administração com um MBA em Finanças no Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, ingressou a Cosan em Julho de 2011. Anteriormente, atuava na área de Relações com Investidores na Kroton Educacional, de 2008 a 2011.

Última atualização: 15 junho, 2020

Última atualização em 15 de junho de 2020